Organizando minha vida: De '3' para '3+ em um'

OneNote + Trello + Task Manager = Notion?

Meu Dashboard no Notion

Sou uma grande fã de ferramentas de produtividade - sou quase viciada nisso, devo dizer.

Eu vinha usando o OneNote (saindo do Evernote por causa das suas várias limitações no plano gratuito) desde a graduação para organizar minhas várias notas de aulas, seminários e da iniciação científica. Durante a pós-graduação, influenciada pelo trabalho do meu marido e a necessidade dele de usar ferramentas de produtividade, comecei a usar uma das ferramentas que eles estavam utilizando: o Trello. Eu gostei muito do estilo do Trello e como eu podia separar minha pesquisa em vários tópicos e seguir o progresso de cada um separadamente. No entanto, era difícil de sincronizar “manualmente” o que eu escrevia no OneNote com os cartões do Trello. Isso se tornou quase impossível quando eu descobri sobre e comecei um bullet journal, primeiro no papel (tweet abaixo), depois online através de genrenciadores de tarefas (tentei usar o Any.do e o Microsoft To Do). Eu estava basicamente desperdiçando gastando mais tempo organizando meus três aplicativos diferentes para ser mais produtiva do que executando alguma coisa, não sendo produtiva de jeito nenhum.

Era isso. Eu precisava de uma única ferramenta onde eu pudesse documentar, organizar e definir tarefas. E assim, eu descobri sobre o Notion, um “espaço de trabalho completo” grátis para estudantes que (teoricamente) faz tudo isso e mais! Foi amor à primeira vista.

Eu passei dias (literalmente) movendo tudo do Trello ( importando pelo próprio Notion), do OneNote ( seguindo isso) e do To Do (basicamente recriando todas as tarefas), além de descobrir como organizar tudo. Quando eu realmente entendi como o Notion funcionava (assistindo a Marie Poulin!), passei ainda mais dias modificando meus layouts e criando um dashboard que funcionava para mim (mostrado na capa), uma compilação de tudo relacionado ao meu projeto de doutorado e até uma base de dados do Animal Crossing: New Horizons!

Minha página do doutorado com uma compilação de tópicos relacionados ao meu projeto, fontes/notas relacionadas à pesquisa, atividades e o cronograma definido no projeto.

Como é possível ver nos templates sugeridos, as possibilidades são infinitas. Eu particularmente gosto de databases e como eu posso usá-los para ligar minhas tarefas à projetos maiores (como tópicos no meu projeto de doutorado ou seminários que eu faço anotações). Outro recurso é de embed, que permite adicionar uma página completa, um PDF e até widgets a qualquer página.

Infelizmente, o Notion não é perfeito. A falta de API limita parte da usabilidade - não há modo offline ou integração com outro software. Seu sistema de lembretes é também bem limitado para um gerenciador de tarefas. De qualquer forma, eu realmente acredito que ele vale a pena e eu não poderia estar mais feliz com a minha organização agora.

Eu recomendo começar com o Suporte e Ajuda do Notion e a playlist Notion Mastery da Marie Poulin. Além disso, o Notion Expert contém excelentes recursos sobre o Notion.

Relacionados